No final do mês de agosto, o Colégio Pedro II divulgou o edital do Concurso de Admissão 2017. As inscrições para o processo seletivo começam nesta semana e poderão ser feitas apenas pelo site da instituição. As vagas do Concurso Pedro II 2017 serão para o Ensino Médio Regular e o Ensino Médio integrado aos seguintes eixos tecnológicos: Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Instrumentos Musicais.
Agora, você saberá um pouco mais da história do Pedro II e como ingressar em um dos principais colégios do Rio de Janeiro.
 Conheça o Colégio Pedro II
Fundado há 178 anos, o Colégio Pedro II é considerado uma das principais instituições de ensino do Rio de Janeiro. Essa excelência pode ser comprovada pelo número de alunos do Pedro II que são aprovados para as principais universidades do país e pelo posicionamento da escola no ranking de desempenho das instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro no ENEM. O Pedro II é o colégio público cujos alunos possuem o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.
Para proporcionar o melhor em termos de ensino para os seus alunos, o Colégio Pedro II, que é mantido pelo Governo Federal, tem um corpo docente cuja maior parte possui o título de mestre ou doutor, e parcerias com institutos de ciência e tecnologia.
Além da qualidade do ensino, o Pedro II se notabiliza por ter tido em seu corpo discente figuras importantes como o ex-presidente Rodrigues Alves, o escritor Lima Barreto e a jornalista Fátima Bernardes.
Processo seletivo do Colégio Pedro II
As provas do Concurso de Admissão para o Colégio Pedro II são compostas por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha e uma redação, que deve ser feita por todos os candidatos. Na avaliação de múltipla escolha, a quantidade de questões para cada disciplina varia de acordo com a opção de curso feita pelo candidato. Veja abaixo a distribuição das questões para cada matéria:
  • Ensino Médio Regular: 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática
  • Ensino Médio Integrado com Técnico em Informática: 7 questões de Língua Portuguesa, 7 de Matemática e 6 de Raciocínio Lógico;
  • Ensino Médio Integrado com Técnico em Meio Ambiente: 7 questões de Língua Portuguesa, 7 de Matemática e 6 de Conhecimentos Gerais;
  • Ensino Médio Integrado com Técnico em Instrumentos Musicais: 7 questões de Língua Portuguesa, 7 de Matemática, 6 de Percepção e Teoria Musical.
Inscrições e prova para o concurso
As inscrições para o Concurso Pedro II 2017 ocorrerão de 14 a 29 de setembro, somente pela internet, no site da instituição. Para efetivar a inscrição no processo seletivo, é preciso pagar uma taxa de R$ 60,00 em qualquer agência do Banco do Brasil ou por internet banking. A prova será realizada no dia 27 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 4 de janeiro de 2017.
Todos os alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental ou estejam concluindo em 2016 podem se inscrever no concurso. A coordenação do processo seletivo afirmou que, no dia da prova, é obrigatório que todos os candidatos estejam com as suas carteiras de identidade. A pró-reitora de ensino do Colégio Pedro II, Eliana Myra, afirmou que quem estiver sem documento de identificação ou com a cédula de identidade de um dos responsáveis, conforme aconteceu nos concursos anteriores, não poderá fazer a prova.
Isenção de taxa para o Concurso Pedro II 2017
O edital do Concurso de Admissão Pedro II 2017 informa que a isenção de taxa é concedida apenas para candidatos cujos responsáveis fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadUnico, ou então que forem membros de famílias de baixa renda, isto é, que possuem rendimento mensal familiar de até 3 salários mínimos ou renda per capta de até um salário mínimo.
Os candidatos que se enquadram nos pré-requisitos apresentados no parágrafo acima devem solicitar a isenção de taxa no período de 14 a 16 de setembro. O formulário para pedido de isenção se encontra dentro da página do concurso. As solicitações que forem feitas após a data estipulada serão automaticamente indeferidas.
Como estudar para o Concurso Pedro II 2017
O aluno deve começar a estudar para o concurso com bastante antecedência, tendo como base as matérias divulgadas no edital do processo seletivo. Além disso, o candidato deve resolver as questões das provas anteriores, que podem ser encontradas no próprio site do Pedro II.
É recomendável que o candidato faça a preparação para o processo seletivo com a ajuda de profissionais especializados em concursos de admissão para colégios do Ensino Médio. Nesse ponto, o Curso Radical pode prestar o auxílio necessário para o aluno se preparar de forma correta, pois, além de possuirmos mais 25 anos de experiência na organização de preparatórios, contamos com professores especialistas na preparação para concursos de admissão.
Você está preparado para prestar o Concurso Pedro II 2017? Faça a sua preparação aqui no Curso Radical e garanta a sua vaga em um dos melhores colégios do Rio de Janeiro.

Deixe o seu comentário